O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O sorriso de Jaqueline Roriz

Este blog não tem por objetivo tratar de política, corrupção, eleições, embora eu adore estes temas, e as vezes fico tentada a escrever sobre. O propósito é contar um pouco das minhas experiencias em Cela de aula, e se estes temas aparecerem por lá, serão tratados aqui também. Com a Roriz nas mídias era de se prever que alguém perguntaria sobre este episódio. Fui no trajeto pensando o que falar, como explicar o inexplicável? Como explicar que mesmo pega com a boca na botija ela foi absolvida por seus pares?

Existem dois tipos de "meliantes"(acho esta palavra horrível!) no Brasil: o que paga pelo que fez e o que assina Roriz! Pensei neste argumento, mas achei sem fundamento. Foi então que tive uma ideia, e funcionou! Ao final da aula, um dos alunos me perguntou quem era o Kadafi, e logo em seguinda sobre a Roriz. Falar de Kadafi foi relativamente tranquilo, mas sobre e Roriz...

Comecei falando sobre o sorriso dela. Ela tem um cinismo quase de artista quando é flagrada, falta-lhe uma vergonha, uma intenção de esconder o rosto com as mãos e não encarar as cameras. Mesmo flagrada na farra do dinheiro público do DF, ela mostra que não se importa com os olhares de reprovação. A risada que deixou escapar no plenário mostra a certeza da impunidade e me remeteu a dancinha do mensalão, da deputada Ângela Guadagnin, do PT fez uma "dancinha" depois da absolvição de João Magno, também do PT. Para a próxima aula, pretendo levar videos dela, e detalhar melhor a situação. Preciso pensar mais como abordar este tema, de que forma para este público.

...O "mundão"deve muita explicação aos meus alunos, os menores infratores que cumprem medida sócioeducativa....

3 comentários:

  1. Que dilema! Sem dúvidas é algo difícil de se abordar numa cela de aula... adorei o texto, creio que é o meu preferido do blog até agora! Aliás, todos são incríveis, parabéns e obrigada pela oportunidade de conhecermos esse lado da Fundação Casa!

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline Roriz, futura garota propaganda do absorvente Sempre Livre®.

    Esse país é uma piada, as cabines de votação deviam trazer inscritas: Abandonai as esperanças, ó vós que entrais.

    ResponderExcluir
  3. por isso que muitas vezes seus alunos tem razão em chamar, a elite de: "zé povinho",,,,, Eles tem razão....

    ResponderExcluir