O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O meu "circo dos Horrores"

Não pude dar aula. O fim de semana foi tenso. A unidade estava ensanguentada, sons de cadeiras quebrando, muita gritaria. Passei a manhã toda na sala de professores, aproveitei para ler meus textos do mestrado e conversar com outros colegas de trabalho, na medida do possível, pois só os sons do que acontecia me desestabilizaram...

Por uma questão política, a mídia silenciou-se, ignorou o que está acontecendo. Afinal, como causar alarde na sociedade com relação aos menores se entre uma palestra e outra, o "nosso"governador cora de felicidade ao inaugurar mais uma antiga Fundação Casa, atual, Febem??

Mais que aprender com as medidas socioeducativas impostas a esses menores, eles aprendem e ficam verdadeiros mestres na arte de negociar. Tudo é negociado: a paz, o silêncio, favores, privilégios. Para mim, toda essa negociação, lembra aquele esquema que acontece entre morros no Rio de Janeiro e Estado. Acontece uma troca, os traficantes permitem que acontecam eventos como Olimpíadas, Copa, Pan Americanos, Para Pan, mas tudo tem um preço.

Essa semana não darei aula. Decidi, com muita dificuldade e pressão familiar, que só irei para a Fundação na próxima semana, esperando que os humores estejam melhores e mais pacíficos. Quando assisti o clipe do grupo Facção Central, o circo dos horrores, eu pensei que aquilo tudo é uma realidade denunciada, mas há uma outra que fica com medo de aparecer: "paz sem voz, não é paz é medo"


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário