O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Testando os limites.

Adolescente tem a necessidade de testar os limites. Ok, até aí nada de novo. Já fui adolescente, já testei meus professores, meus pais, minha família. Tenho também um exemplar em casa. Minha filha testa todos os limites. (as vezes passa deles também...)

No meio de um aula introdutória sobre o que pretendia pra semestre, havia muita conversa paralela. Enquanto eu perguntava sobre alguns temas que eles já estudaram, eu perguntava o que eles pensavam ser história e porque estudar história. Com March Bloch guiando o que respondia para eles por História, um aluno se levantou e disse: "psôra, o papo tá bom, mas é o seguinte, eu num gosto nem de estudar e nem de história. E mais, quanto é que a senhora ganha pra vir aqui dá aula pra nóis?" Pensei na possibilidade de ignorar a pergunta, mas a turma toda estava esperando minha resposta. Então respondi que ainda não sabia, que dependia de uma série de calculos que o governos faz. Depois de um risinho arrogante ele disse: "até nóis quando vamos vender droga a gente sabe quanto vai levá, e vem você dizer que não sabe?"

Outra situação de teste aconteceu na mesma aula por outro aluno. Eles perceberam meu sotaque "estrangeiro" (é o nome dado por eles para quem não é de São Paulo) e perguntaram muito sobre minha cidade, o que tinha lá, como era. Respondi, desenhei um mapinha e expliquei como era. Um aluno falou: "Psôra volta pra tua terra. Aqui num é mole não. Já imaginou se sua filha entra pro crime?" Outro aluno falou: "É psôra! Num vale! E se sua filha entrar pra vida do crime, a senhora ia abandonar ela aqui?"

Outos testes já aconteceram e sei que ainda não passei por todos. Tento de forma coerente e séria responder na medida do possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário