O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quebrando Tabus

Tratar de Liberdade me parecia estranho para a Cela de aula. Não sabia exatamente como começar este tema tão importante para o Século XIX. Minha proposta era iniciar as grandes revoluções, e consequentemente, Liberdade é um conceito importante.

Pensei que ninguém melhor que eles, que estão temporariamente privados da liberdade, para me dizer o que é liberdade. Tive respostas lindas, outras que é melhor não reproduzir. O fato é que para uns liberdade é não pagar impostos, para outros é ir e vir, tem quem diga que o ápice da liberdade é o uso de drogas. Ouvindo estes "conceitos"inevitável falar da proposta de descriminalização da Maconha. Tema que trouxe até alunos de celas vizinhas. Eles tem argumento e conhecimento de causa, sabem o que dizer quando querem chocar ou sensibilizar o outro.

Falamos muito sobre escolhas e liberdade. Agora eles estão como uns peixinhos no aquário. Breve serão lançados no mar, e lá as possibilidades são muitas. A vida do crime é só mais uma delas. Falamos sobre sistema penitenciário, sobre as formas de "punição" e "educação"que eles ficam submetidos.

Uma ideia comum entre eles é que o sujeito que foi roubado é um "playboy"que não conhece nada da vida. Contei para eles que tive meu carro roubado, e que eu não sou playboy! Trabalho muito, estudo, pego horas de trânsito, chuva e poluição para poder pagar minhas contas. Quando tive meu carro roubado fiquei com as prestações que foram duramente pagas, uma a uma. Foi uma escolha, uma opção. Podia ter me rebelado e acreditado que todos que roubam são uns pivetes de rua. Esse exemplo caiu como uma luva! Acho que alguns nunca tinham visto a sociedade como um corpo que trabalha, sofre, rala, paga impostos, contas e trabalha mais para alimentar o Leão :(

Falamos de aborto, uso de drogas, sexo seguro, tatuagens e seus riscos (eles conhecem bem, me deram uma aula sobre hepatite!). O que parecia estranho foi ótimo! Não adianta dizer que estamos lá para ensinar sobre Iluminismo, eles não ficam em sala se não lhes chamar a atenção.

Fizemos avanços com a matéria, consegui explicar um pouco do que pretendia, porém preciso ir mais longe. Fiz uma pesquisa sobre os conteúdos das provinhas dos Etecs (Escola técnica) e pretendo trabalhar um pouco deste conteúdo. Eles se interessaram, levei a relação de cursos, candidato por vaga e alguns dicas sobre emprego, trabalho, salário.

A História é meu "pano de fundo"onde me ancoro, me justifico e busco respostas. Tenho conseguido falar de temas como Maçonaria, bandeiras e símbolos nacionais e até uma "alfabetização", me permito as vezes ensinar uns truquinhos da gramática. Eles gostam e perguntam mais e mais. Estou satisfeita com eles. Meu problema na Fundação não são meus alunos. Há um sistema sustentado em burocracia e "negligência salutar" que trabalha para que pouca coisa funcione de forma efetiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário