O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quem é o merecedor do "Sarrafo"?

Leiam este comentário: (Extraído de http://www.dgabc.com.br/News/5906067/menores-se-rebelam-na-fundacao-casa-de-aruja.aspx)

Damasceno
12/08/2011 às 8:59
Por isso que eu digo, adolescente bom é adolescente morto. Deviam descer o cacetete nesses moleques...o cara rouba, mata, trafica, e é tratado melhor que o coitado do pai de família pelo governo... e apronta uma dessas? Sarrafo neles!!!

Não sei quem é Damasceno, e nem faço questão de saber. Só lamento esta mentalidade de "sarrafo neles", este é só um exemplo de como trabalhar para que as coisas não funcionem. Estando lá dentro da Fundação, temo por duas coisas em específico: primeiro pela proposta falída de cumprir medida socio educativa e outra pela segurança, não só a minha, mas a deles. Não quero assumir aqui o papel de "Salvador da Pátria", não tenho tempo, grana nem conhecimento para tal, porém acho que só quem adentra aquelas celas tem condição de dizer que tipo de gente está lá, e mais que isso, a que tipo de "respeito e orientação" aqueles que estão alí para um processo de reeducação passam.

Assim como Gentileza gera gentileza, Violência gera Violência. Os adolescente da Fundação Casa se rebelaram na noite de ontem, fazendo um professor refém na unidade de Arujá. Pior que a notícia da rebelião são os comentário insanos que ouvimos ao longo da manhã. O que me deixa transtornada é que os mesmos que são adeptos da política do "sarrafo neles" compram notebook, tenis e video game a 50 reais na praça da República. Será que não percebem que estão alimentando um ciclo? Só se rouba porque tem que compre. Quando os menores saem a "caça", eles já sabem onde vender e até para que tipo de cliente. Existe o perfil do paulistano desinformado que compra um notebook de um adolescente qualquer na rua achando que fez um negócio da China!

A minha perspectiva é que muitos menores que cumprem pena são vítimas de uma sociedade injusta e excludente. Ninguém ali nasceu com o sonho de ser traficante, fazer assaltos ou qualquer contravencão. Sou a favor sim de cumprimento de pena, porém há crimes e Crimes (sim, este com letra maiuscula). Acertar um gay na avenida Paulista por ele ter outra opção sexual que não a sua, sim, é Crime e deve ser cumprida a medida. Porém cabe aqui outra questão: Será que alguém já se perguntou a que tipo de "aprendizagem"de tolerância e respeito este menores passam?

Sarrafo gera sarrafo, mas que é seu real merecedor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário