O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Big Mother

Não resisti ao trocadilho. Este título cai como uma luva sobre o tema que quero escrever: a big mother, aquela que enxerga tudo mesmo sem o insistente convite do Pedro Bial, aliás ela o faz sempre, mesmo quando convidadas a dar o fora de nossas vidas. Que olhos tem essas mulheres! Vale por todas as câmeras juntas dos realitys shows.

Como este blog trata das minhas experiências na Fundação Casa, quero contar de uma mãe específica. Escrevi este texto dentro do ônibus a caminho de casa, depois de conversar com uma mãe de um interno da Fundação. Fiquei pensando como pode ela enxergar as angústias de seu filho mesmo a distância? Ela mora numa cidade na divisa de São Paulo e Minas Gerais, ou seja, vir visitar a cria requer grande esforço: tempo, grana e disposição. Mesmo assim ela o faz religiosamente todos os domingos, pois trabalha de segunda a sábado pra poder manter a casa e comprar as passagens para essa "odisséia".

Ela me disse que sabe como seu filho está, reconhece o silêncio e o olhar dele, ele fala pouco, mas ela diz que não adianta: "que ele nem ouse esconder nada de mim" diz ela, pois se ela descobrir....
Mulher de fibra, guerreira, não tem dúvida da recuperação de seu filho, mas confidenciou a mim que confia desconfiando...

Ela contou sobre as vindas, o que conversam, o que ela traz pra ele. Entre cigarros (necessários, pois são moeda de troca) e refrigerante, muita bala e cartinha dos irmãos menores. (Cigarro e bala parecem conflitantes, não?) Depois de horas juntos, ela diz pra ele que pode falar a verdade, pode se abrir. Ele relutante, acalma a mãe, que vai embora pensativa, mas diz saber "ler"os olhos dele.

Se soubesse fazer poesia faria uma para ela, espero que consiga transmitir o que senti mesmo em forma de post.

Um comentário:

  1. Oi.

    Não achei seu email. Gostaria de perguntar algumas coisas sobre suas aulas. Poderia me contatar, por favor?

    ResponderExcluir