O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tirando a Alice do país das maravilhas

Previsível. O interesse pela Marcha pró Maconha mobiliza a sociedade de um modo geral, sendo muitos dos meus alunos traficantes, este tema é quase uma questão "trabalhista". Pensei que tratar este tema seria uma afronta, os pedagogos da Fundação não gostam que fale nada referente a sexualidade, criminalidade, drogas, leis, direitos, ou seja, o ideal é falar de "Alice no país das maravilhas"e não ter atenção de nenhum aluno. Eu não resisti, e resolvi tratar deste tema, assumi os riscos, provavelmente seria alvo de críticas, mas fiz pensando que de que adianta eu ir até lá e ficar "amordaçada"pela ingenuidade que se pretende manter?

Levei dois artigos de jornal, um pró a regularização, outro contra. Li ambos, expliquei o termo regularização, falei do  apoio a causa, das discussões, das tendencias, sobre liberdade de expressão. Todos atentos, tinha mais de 30 alunos, alguns vieram das celas do lado, pois o tema é, como disse, o motivo de alguns estarem alí privados de liberdade. Depois de muito debater, falar de tráfico (aprendi mais que ensinei!) e suas consequecias, criminalidade, pedi para que levantasse a mão quem era a favos de descriminalizar, depois que era a favos de continuar como está. Resultado: 28 pró regulamentação contra 2. O motivo destes 2 é que isso diminuiria o "corre" deles, e assim eles não teriam como trabalhar :(

Um comentário:

  1. Estive no lugar por 04 anos, aprendi, sofri, chorei muito com muitas experiencias relatada, me tornei amiga, mãe, companheira cúmplice e acima de tudo a verdade! Não fui reconhecida pelo trabalho, fui deixada de lado por não se conivente às certas atitudes, me demiti e larguei minhas crianças sozinhas, não acredito nas instituições sócio-educativas tudo é uma hipocrisia só!

    ResponderExcluir