O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Transgressão inconsciente

Vivemos numa sociedade que não quer saciar nada, quer justamente o contrário: criar mais e mais necessidades estapafúrdias para que o sujeito nunca fique satisfeito com o que tem e parta para "aventuras"insanas. Quanto mais insana melhor. São pessoas vitimadas pela atual overdose de produtos que, com pouco esforço midiático, parece serem pré requisitos para a felicidade. Viramos reféns desta doença de ter que consumir desenfreadamente.

Digo isto pensando na fala de uma professora da Fundação Casa que dá aula de matemática para os menores. Ela diz que eles tem mesmo que estar preso e sofrerem castigos severos, pois não estavam roubando comida e sim tênis, celulares ou qualquer coisa supérflua. Quando produzimos a necessidade de um tênis para provar quem somos, ela se "instala"em qualquer um, independente de classe social, idade, sexo. Estes menores também são fruto desse mundo que nos oferta tanta coisa que não precisamos, mas que fazem de nós mais poderos, mais bonitos, mais atraentes, pelo menos no imaginário.

Penso que eles cometeram crimes e devem sim pagar pelo que fizeram, porém sem colocá-los como vilões porque roubaram um tênis de marca. Nós todos produzimos e reproduzimos estas necessidade e somos todos responsáveis de alimentar essa loucura de ser extensão de um produto ou de uma marca. Eles, assim como qualquer outro adolescente, querem mais, porém o que os difere não é o desejo e sim a forma de satisfazê-lo.

De acordo com a fala de alguns alunos, há generalizado um sentimento de culpa pela ganância em querer algo que não percente a "classe"deles. O ato de roubar casas com moradores dentro pra encontar um tênis desejado fica sendo secundário. Precisamos repensar onde começa esse tipo de transgressão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário