O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A odisséia da biblioteca

A odisséia começou com a ideia de sair do espaço de cela de aula. Fomos para a biblioteca, lugar onde, teoricamente, há iluminação, livros, cadeiras, mesas e um banheiro.
Nossa biblioteca tem vários exemplares de livros como "a auto biografia de Paulo Betti". Nada contra o ator, mas vamos combinar que esta literatura nada tem de atrativa para os adolescentes.

Tinha muitos alunos na biblioteca comigo, porém notei que a grande maioria deles não eram de fato meus alunos, estavam ali pela curiosidade de ver a biblioteca. Aproveitando o clima de curiosidade, peguei um livro aleatoriamente para ver a condição do livro, vasculhei as poucas prateleiras. Junto a auto biografia de Paulo Betti, encontrei livros de receita, poucos dicionários, gibis em péssimo estado de conservação.
A iluminação não é diferente da cela de aula, ou seja, insuficiente. Reclamei que estavam todos em pé, mas logo notei que havia apenas seis carteiras, o que era apenas um convite para eles sentarem em cima das mesas ou ficarem de pé.

Em frente a biblioteca mais um convite estimulante: há uma pequena salinha de televisão (tela, como eles chamam), nesta salinha há um único colchão no chão, uma espécie de espuma, que substitui o sofá.

Com este post, pretendo retomar o blog que estava "esquecido"desde o ano passado. Digo "esquecido" porque não parei de escrever, apenas de publicar. Precisava dar um tempo para que alguns acontecimentos esfriassem, precisei ter também um tempo para amadurecer algumas reflexões sobre o que vi e vivi na Fundação.

Um comentário: