O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ensinando e aprendendo na Febem

Não sei dizer se estou mais aprendendo ou mais ensinando. A cada dia um novo desafio. Dar aula na "cela de aula" é sem dúvida algo que não planejava. Este blog tem tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem). Assim como muitos professores, só conhecia esta realidade via artigos, livros e relatos de pares que eram vistos como verdadeiros Heróis, por adentrar uma cadeia para levar um pouco de seu conhecimento. Dar aula na Fundação Casa foi uma escolha, uma opção da qual tenho muito orgulho, em função disto, pretendo não entrar na questão de remuneração pelo trabalho, só saliento que o que me motiva pegar ônibus, enfrentar trânsito, poluição não é nem de longe o salário e sim a sensação de que posso levar um pouco de Humanidade e Cidadania num espaço em que estes valores fazem toda diferença.

Motivador, inspirador, instigante. Acredito que assim defino minha entrada neste espaço. Os alunos são menores infratores reincidentes que cumprem pena socioeducativa em regime fechado.As aulas são ministradas em um espaço de cela, fico "presa" com eles e me sinto muito respeitada e orgulhosa de estar entre esses alunos, que a meu ver, são vítimas de um processo social excludente.

Meu primeiro contato: me senti protagonista de um filme como "Estação Carandiru". O som, o odor, as cores acinzentadas e amarronzadas ajudam a enfatizar o clima tenso. Logo quando adentramos o complexo, somos revistadas e monitoradas pelos agentes de segurança. Todos com vestimentas pretas e com expressão séria. Passamos pela administração e corpo pedagógico. O meu coordenador me apresentou meus colegas de profissão e deu algumas dicas, dentre elas o de nunca dar informações pessoais para os alunos. Sinto que minha maior dificuldade vai ser de manter o distanciamento necessário, acertar a medida entre o papel desempenhado como professor e de colega que permite algumas confissões.

Minha angustia e ansiedade era para conhecer o espaço onde estes menores iam me receber. Munida de avental branco e muita curiosidade fui até a unidade. Mais uma vez revistada, o agente penitenciário abriu o primeiro portão de acesso e o fechou assim que dei dois passos. Fiquei presa entre um portão de chapa e uma grade que só é aberta quando o portão de chapa atrás de mim é completamente fechado, desta forma os detentos não conseguem ver nada para além das grades. Com o perdão da palavra, a sensação que melhor descreve este momento é: Fudeu! O que eu vim fazer aqui?

A primeira vista tem uma quadra central e muito meninos de 14 a 21 anos andando, correndo, gritando. Todos com calça azul escuro com a logo da escola e sem camisa. A tatuagem talvez seja o que é comum a todos. Ao contrário do que imaginava, não senti medo e sim uma sensação que faria daquela experiência um divisor de águas na minha vida enquanto professora. Por alguns minutos fiquei rodeada de alunos, todos perguntando e pegando na minha mão para dar as boas vindas. Enquanto andava até a "cela de aula" eles me acompanhavam e a primeira pergunta que me chamou atenção foi: "psôra, de que quebrada cê é?" Não me senti acuada e sim desafiada. O que responder? Meu primeiro impulso foi dizer que não é quebrada e sim região, bairro. Imediatamente ouvi algo como: "ela não entende nossa fala..." e então respondi que seria uma troca, eu iria falar no meu "dialeto"e traduzir pra eles, em troca queria também uma tradução. A aceitação foi automática e, como todo adolescente, os teste também...

4 comentários:

  1. Lindo! Verdadeiro! Parabéns...obrigado por sua coragem.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Vejo um futuro brilhante nessas suas experiências. Muita força para você enfrentar essa dura realidade. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns.sou um ex-presidiário e hoje estou no 4 semestre de educação fisica e meu objetivo é ir da aula no presidio.
    Se souber de algo mande no email.
    mikecolombo@hotmail.com
    Valeu boa sorte E que Deus abençoe

    ResponderExcluir