O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Primeiro dia em "cela de aula"

Impactante e indescritível! Uma cela como espaço de aprendizagem. Enquanto ao longo da minha graduação eu pensava em power point, bibliografias adequadas como ferramenta de ensino, agora tenho os seguintes instrumentos: voz e criatividade. Da sala de aula para a "cela de aula" precisamos pensar algumas adequações. O rap é um aliado, um meio de "comunicação" e um caminho entre mim e os alunos.

Uma breve descrição da cela: é aquilo que faz parte no nosso imaginário! Uma única janela, sendo ela lacrada e com grades. Escura e fria, tem um odor de armário fechado. Limpa, chão vermelhão liso. Na porta da "cela de aula"ficam dois "trogloditas" também conhecidos por agentes penitenciários. Estes agentes me causam muito mais medo que qualquer aluno detento. A orientação dada pelos agentes é a seguinte:"se precisar é só gritar, a gente tâmo aqui de fora." Espero sinceramente NUNCA precisar!

Os alunos não tem canetas, cadernos, lápis, borracha, apontador. Esses objetos são artigos de luxo. A cada aula nós, professores, pegamos na coordenação uma mochila com os materiais escolares contados, levamos para a "cela de aula" e temos por obrigação de sair da sala com tudo que entramos. Revistados na entrada e na saída nós, professores, somos cobrados por cada objeto que levamos pra dentro da "cela de aula". 





Um comentário: