O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Saia justa"II

Sei que estes verbetes de "Saias Justas" serão os mais frequentes, pelo menos até eu pegar a jeito certo de conduzir as situações que mais me tocam ou me chocam. Mas, enquanto isso não acontece, vamos a eles:

Estávamos eu e mais uns 12 alunos na "cela de aula" preparando enfeites que iriam dar cor as paredes amarronzadas e cinzentas na Festa Junina (Sim, ele tem festa Junina! E como qualquer adolescente ficam eufóricos.) Além de mim e os alunos, tinha também cola, barbante, papel para cortar bandeirinhas e 4 tesouras, as quais eu vigiava como se elas tivessem vida própria e fosse evaporar a qualquer momento. Eu era responsável por cada objeto ali, e aquelas tesouras pareciam não harmonizar com o ambiente.

Só o fato de ter esse bendito objeto cortante já me deixou mais tensa. Se caderno pode ser perigoso, que dirá tesouras, e 4! Muitas folhas de cartolina desenhadas, com mensagens de Festança mudavam a cor e os ânimos. Ali tem verdadeiros artistas! Desenhos super bem feitos, coloridos e alegres. Tem também os "detonadinhos", mas são a minoria. Arte é aflorada entre muitos deles, que fazem até suas próprias tatoos (Umas lindas e outras "detonadinhas". Umas curiosa, chamam atenção pelo simbolismo e riqueza de detalhes, outras pobres e bem simples)

Voltando ao clima entre bandeirolas e tesouras, um aluno me perguntou: "psôra que hora a senhora vai pra casa?" Eu falei que não ia demorar, seria perto das 15 horas. Ele, sagaz, percebendo talvez minha preocupação, disse: "bom pra senhora, porque as 18 vai ter rebelião". Silêncio na "cela de aula", só se ouvia o som da tesoura cortando as bandeirolas. Eu sem saber o que dizer, mais uma vez, mudei de assunto...

Ah, levei comigo para fora da cela todas as tesouras, cola, barbante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário