O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O poder da Barba Branca

Não cabe a mim julgar, nem tenho conhecimento para tal. Saí hoje da minha cela de aula me questionando até que ponto as medidas sócio educativas atingem o objetivo com esses menores infratores presos em regime fechado.

Não tenho a solução, não sei dizer se mantê-los livres seria melhor ou pior. O que sei é que ficar preso faz mal pra cabeça, nos faz perder aquilo que temos de mais humanos que é a curiosidade. As grades são limitantes e limitadoras. Vejo alguns dos meus pares com uma vontade enorme de fazer alguma diferença, de realmente conseguir trabalhar e ver o fruto do trabalho. Eles também sofrem com o poder limitador.

Tenho um grande amigo que adoro conversar, sempre aprendo muito com ele. É um senhor de 60 anos com a força de um samurai e a criatividade aflorada. As conversas dele tem um poder transformador, muitas vezes ele diz coisas óbvias que até então eu não tinha pensado. Outro dia ele dizia sobre "apreciar" as diferenças, que só respeitá-las é pouco. O que mais gosto das muitas expressões criadas por ele é sobre o poder da barba branca. Segundo ele, só com este poder é possível perceber e compreender algumas coisas. Tal poder nos dá clareza e sensatez, nos permite ter os pés no chão e devanear na medida certa. Espero muito por este poder, porém sem a barba!

Se alguém munido deste poder adentrar a Fundação, talvez consiga diagnosticar algo que pra mim não está claro. O que vejo, é que o modelo que existe não é efetivo, é falho. Não justifica manter tal estrutura para tão pouco resultado. Por enquanto só sei apontar as falhas, não tenho a solução. Espero pelo poder da Barba Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário