O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Minha primeira "saia justa" na "cela de aula"

Além de muitas tatoos, há um outro elemento comum a todos: o enfrentamento. O clima nem sempre é tenso, como qualquer adolescente, eles estão em fase se impor valores e se auto afirmarem. O que os diferencia dos adolescentes do "mundão"(Nome que eles dão para classificar tudo que é fora da cadeia) são os valores a serem afirmados. O que é respeitado entre eles é a apologia ao crime e a malandragem. Em qualquer ambiente o ser humano precisa da aceitação do outro pra se reconhecer, aqui estamos tratando de adolescente que cumprem pena sócio educativa, os valores não são condizentes com o que se espera numa convivência harmônica social.

No último dia de aula antes de começar as féria escolares, (sim, eles também tem direito ao recesso em julho, como qualquer mortal!) ganhei de presente um porta retrato feito por um dos alunos. A orientação é nunca aceitar nada de presente, mas como dizer: "não, não quero, obrigada"ou "não posso aceitar", qualquer coisa diferente de aceitar e agradecer me pareceu agressivo, então aceitei e agradeci. De fato é um porta retrato legal, feito de origami. Está na minha sala com foto da família e todos que olham o objeto dizem: "parece coisa de presidiário" Preconceito? Identidade? Não sei o que remete a ideia....

Neste episódio o mais curioso foi a fala do aluno que me presenteou. Ele disse: "lá em casa tem uma par desse, minha mãe tem um pote de sorvete cheio de arte de cadeia. Eu sempre faço, meu padrasto também faz" O que dizer depois disso?? Minha opção, pela minha falta de preparo, foi mudar de assunto. Espero saber conduzir melhor da próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário