O que é Celas de aula?

Este blog tem por objetivo detalhar minha experiência como professora de uma unidade da Fundação Casa em São Paulo (antiga Febem)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O botãozinho da consciência social

Já estava me sentindo em casa. A insegurança inicial já tinha ficado no caminho. No trajeto de casa até a Fundação vou pensando, lendo, me preparando psicologicamente. Neste dia estava feliz! Feliz por nada, sem motivo. (Felicidade não tem que ter explicação e sim tristeza) Depois de uma dobradinha na mesma cela de aula, ou seja duas aulas seguidas, me despedi. Hora de ir pra casa terminar de cumprir as tarefas diárias: ler, estudar, escrever, alimentar este blog ( acaba virando um compromisso!), tarefas domesticas, lições de casa com minha adolescente particular. 

Me despedi, desejei um ótimo fim de semana e já estava esperando o agente me liberar, abrir a grade. (Fico presa também) Quando um aluno, de uns 14 anos com cara de amiguinho da minha filha me pergunta: "a senhora não vai voltar, né?" Me surpreendi, estava até cantarolando, distraída. Perguntei porque não voltaria, então ele diminuiu minha felicidade e ligou o botãozinho da consciência e reflexão social: "Porque nóis aqui é tudo animal, tudo bicho. É o que todo mundo acha, o mundão fala isso de nóis."

Fiquei sem saber o que dizer, o que é normal pra mim, e disse de impulso que eu não achava e que por isso eu estava ali, que sou professora e não veterinária, por isso voltaria. O agente me liberou, abriu as grades e fui para casa, tentando desligar o botãzinho da consciência social e ligar o de feliz por nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário